Motive-se Cida Teixeira

Está infeliz no seu trabalho? Descubra o seu PROPÓSITO DE VIDA e seja mais FELIZ E REALIZADA!

Qual é o seu Propósito de Vida? Uma das coisas mais frustrantes é acordar todas as manhãs, com aquele sentimento de "tomara que chegue logo sexta feira", pois você está infeliz no seu trabalho e não tem um propósito de vida definido.

banner propósito de vida

Qual é o seu Propósito de Vida? Uma das coisas mais frustrantes é acordar todas as manhãs, com aquele sentimento de “tomara que chegue logo sexta feira”, pois você está infeliz no seu trabalho e não tem um propósito de vida definido.

Eu vivi esse momento de transição e comecei a buscar o meu propósito de vida, para alcançar sucesso profissional e pessoal. Ao longo do artigo, você entenderá o motivo.

Este é um tema bastante complexo, pois cada pessoa faz as suas escolhas  e tem seus objetivos, porém vejo que a busca pela realização profissional aliada com o prazer de fazer o que realmente gosta, está aumentando a cada dia.

Já trabalhei em diversas áreas, escolhi atividades totalmente diferentes, mas sempre voltada para o atendimento ao público. Meu primeiro emprego foi em um hospital, minha função era entregar o café da manhã e almoço aos pacientes.

Depois, fiz um curso de Auxiliar de Laboratório e trabalhei durante dois anos com análises clínicas, na função de coletadora.

Como você pode observar, ambas as funções foram na área da saúde.

No entanto, eu sentia que ainda não tinha me encontrado profissionalmente e também gostaria de não trabalhar mais aos finais de semana. Então, acabei mudando novamente de profissão.

Se você está se identificando com essa história ou está passando por esse momento de intensos questionamentos, querendo descobrir o seu propósito de vida para ter uma vida com mais sentido, mais feliz e realizada em todos os âmbitos, não deixe de ler esse artigo.

Se quiser descobrir  qual é o seu propósito de vida, participe de uma sessão gratuita agora mesmo, basta clicar aqui.

Continue lendo esse artigo para saber mais sobre:

  • A importância de um planejamento de carreira.
  • É possível mudar de profissão aos 30 anos?
  • Propósito de Vida alinhado com seu sucesso pessoal e profissional.

 

 #A IMPORTÂNCIA DE UM PLANEJAMENTO DE CARREIRAarchery-472932_1920

“Os dois dias mais importantes da sua vida são: o dia em que você nasceu, e o dia em que você descobre o por quê.”  Mark Twain

Um planejamento de carreira nada mais é do que definir os seus objetivos profissionais, estipulando prazos, metas e estratégias para alcançá-los, considerando o seu momento profissional e o mercado de trabalho em que você está atuando ou deseja atuar.

Você se tornará de fato, a responsável pela busca da sua realização no trabalho, não precisando deixar essa responsabilidade nas mãos da empresa, pois as metas e objetivos foram traçados por você, e com isso a possibilidade de conquistar maiores e melhores oportunidades na sua área de atuação.

Não necessariamente, ele deve ser feito apenas para trabalhar dentro de uma organização, você precisa definir que rumo quer tomar, ou seja, onde você acredita conseguir alinhar satisfação e trabalho. Seja em uma empresa, seja como autônomo, ou a maneira que você preferir. É neste caso que definir o seu propósito de vida se torna indispensável.

O planejamento é extremante importante para se alcançar o sucesso profissional. Se você conseguir identificar o que exatamente quer da sua carreira, trilhará o caminho com mais felicidade, prazer e o sucesso virá como consequência.

 

#É POSSÍVEL MUDAR DE PROFISSÃO AOS 30 ANOS?borboleta

Sim. O seu trabalho não pode se tornar um martírio, afinal você passa a maior parte do tempo nele, além de ser o seu “ganha pão”.

Então, porque não descobrir realmente aquilo que te dá prazer, te possibilitando maior autônima, maior liberdade e até mesmo mais tempo para estar com sua família.

“Eu prefiro ser, essa metamorfose ambulante. Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”.    Raul Seixas

Mesmo que sua meta seja somente financeira, fazendo um planejamento certo, você poderá focar naquilo que realmente gosta e ainda ganhar muito dinheiro.

As pessoas buscam cada vez mais, profissões que lhes deem qualidade de vida. Quantas delas com o diploma na mão acabam em um trabalho frustrante, mas não o largam porque estudaram anos, gastaram muito dinheiro e agora não é justo fazer outra coisa da vida.

E isso não é verdade, pois todo conhecimento que você adquirir será sempre válido. Nunca será dinheiro desperdiçado, mesmo que você passe a fazer outra coisa totalmente diferente como profissão.

O conhecimento ninguém tira de você. Nunca é tarde para mudar algo que te incomoda, conheço várias pessoas que no auge de suas carreiras e passando dos 30 anos, optaram por fazer outra coisa da vida, ganhando bem menos, mas para ter uma qualidade de vida melhor e viver com mais prazer.

Se você quer mudar de profissão e está um pouco perdida de como realizar esse processo, existem vários profissionais especializados no mercado como Coach e profissionais da área de Recursos Humanos que podem te auxiliar nesta etapa.

 

 

#PROPÓSITO DE VIDA ALINHADO COM SEU SUCESSO PESSOAL E PROFISSIONALcafe

Acredito que meu maior erro, foi não ter feito o planejamento da minha carreira logo no início, porém eu não tinha todo o conhecimento que tenho hoje.

É só observar por quantas profissões eu passei, na verdade eu não tive um foco.

Vale considerar também, que nem sempre você terá a oportunidade de fazer diferente, pois seu momento de vida atual talvez não permita isso.

Pode ser que você só consiga focar realmente no que quer mais adiante, por isso colocar as ideias no papel é fundamental.

Através das questões abaixo, você poderá observar seus objetivos com mais clareza. Pegue papel e caneta e responda as seguintes perguntas:

  • Quais são seus pontos fortes, principais forças, qualidades, virtudes ou talentos? Que oportunidades existem para aproveitar estas forças e alcançar seus objetivos?
  • Quais são seus pontos a serem melhorados, principais fraquezas, defeitos ou dificuldades? Que ameaças existem através de suas fraquezas que podem te impedir de atingir seus objetivos?

Muitas vezes, não é fácil fazer uma autoanálise, todavia é fundamental você se conhecer bem, para encarar as mudanças que deseja para sua vida.

Se você quer ter maiores informações de como colocar no papel seus projetos, pesquise mais sobre a “Análise de SWOT pessoal”, uma das ferramentas utilizada pelos profissionais de Coaching.

 

CONCLUSÃOblossom-1356536_1920

 

“Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”. Lewis Carroll

Veja o quanto é importante termos a consciência do nosso papel nesse mundo. Uma vida sem foco não nos leva a lugar algum.

Quantos propósitos e sonhos você tem, mas nunca parou para pensar de verdade sobre o assunto. Se você apenas sonhar e não realizar, não passará de um simples sonho!

É isso que você deseja? Passar o resto da sua vida “sonhando” sem realizar? Tenho certeza que esse não é o seu objetivo!

Então, se você quer definitivamente sair desse estado de inércia, e caminhar para uma vida de muito mais liberdade, realização pessoal e profissional, chegou o momento de ter um propósito de vida. Planeje a sua vida com mais foco e objetivos!

Se quiser descobrir  qual é o seu propósito de vida, participe de uma sessão gratuita agora mesmo, basta clicar aqui.

Lembre-se: Nunca é tarde para tomar a decisão de ser verdadeiramente feliz e realizada!

Se você gostou desse artigo e quer ajudar mais pessoas a fazer seus planejamentos e buscar conhecer seus verdadeiros propósitos, clique em algum dos links abaixo para ajudar a divulgá-lo.

Deixe também seu comentário com dúvidas ou sugestões. Terei o maior prazer em responder.

 

Um abraço,

Cida.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cida Teixeira

Sobre o autor | Website

Graduada em Gestão de Recursos Humanos e pós graduada em Psicologia Organizacional. Ficou desempregada aos trinta anos e descobriu no Empreendedorismo Digital uma oportunidade de ter seu próprio negócio online a partir de casa ficando longe da crise. Ela se reinventou!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!