Trabalhar na Internet Cida Teixeira

Empreendedorismo Digital de Sucesso: Por onde começar?

Quando falamos em trabalhar com Empreendedorismo Digital, a primeira coisa que as pessoas começam a fazer é montar toda a estrutura de trabalho online. Como: Blog, Fanpage, Canal no Youtube etc. Mas será que esse é realmente o primeiro passo?! [...]

Empreendedorismo Digital: Por onde começar?

Empreendedorismo Digital: Por onde começar?

Como descobri o Empreendedorismo Digital? No meio do ano de 2015 eu me vi desempregada. Desde então, estava cada vez mais difícil conseguir um emprego formal devido a crise que assolou o nosso país. E então, comecei a pesquisar maneiras de trabalhar em casa.

Confesso que também não estava muito interessada em voltar a ter um emprego formal.

Conheci o empreendedorismo digital e foi amor à primeira vista. Pois, percebi que as possibilidades que este tipo de trabalho poderia me trazer era exatamente o que eu estava procurando.

Fazer meus próprios horários, ficar mais perto da minha família, ter maior retorno financeiro, ter mais qualidade de vida.

Poder viajar sendo uma das coisas que eu mais gosto de fazer.  

E Ter a possibilidade de levar literalmente o meu trabalho na mala!

Resumidamente o empreendedorismo digital te possibilita três principais vantagens: liberdade de tempo, liberdade financeira e liberdade geográfica.

Desde então, tenho estudado bastante, fiz alguns cursos na área de empreendedorismo digital e retomei meu projeto “Mulher aos Trinta” com tudo em agosto.

O “Mulher aos Trinta” tem como principal objetivo ajudar e motivar outras mulheres que assim como eu tem o desejo de empreender no mercado digital.

Se você também está em busca de todas as vantagens que o negócio online pode te trazer, continue lendo esse artigo para saber mais sobre:

  • O que é empreendedorismo digital?
  • Como perceber se estou tendo sucesso no marketing digital?
  • A importância de um planejamento estratégico!

 Olá! Eu sou a Cida Teixeira Empreendedora Digital e aqui você vai encontrar dicas para trabalhar pela internet, ideias de negócio para montar em casa e motivação para você mulher!  

Cadastre seu e-mail gratuitamente e descubra como você pode começar agora mesmo a ter um plano B contra a crise trabalhando da sua casa pela internet!

100% livre de spam.

O que é empreendedorismo digital?

empreendedorismo-digital-conceito

O que é empreendedorismo digital?

Basicamente, o empreendedorismo digital é o desenvolvimento de um modelo de negócio pela internet para oferecer um produto ou serviço e obter lucro.

Várias empresas aplicam esse tipo de empreendedorismo, como lojas físicas, fábricas, micro empresas, produtores individuais, etc.

Para colocar esse negócio em prática, usamos as ações de comunicação que chamamos de marketing digital. Esse tipo de marketing (propaganda) é a forma de divulgação dos seus produtos ou serviços nos meios digitais. Veja abaixo alguns exemplos:

  • Por meio de blogs gerando conteúdo de valor ( que são informações sobre o assunto que você escolheu abordar) para o público alvo e a partir disso oferecer os seus produtos ou serviços;
  • Usar links patrocinados que no caso pode ser seu link exclusivo de afiliada, quando você se afilia a uma plataforma de comercialização de produtos, fazendo a “divulgação” desse link, que é o chamado marketing de afiliados;
  • Usar as redes sociais como Facebook, Instagram, Whatsapp, Snapchat, entre outros. Também gerando conteúdo nessas mídias e consequentemente a realização de vendas;
  • Colocando banners de publicidade em blogs e gerar vendas por cliques feitos nos anúncios;
  • Por meio de envios de e-mail marketing, porém enviar somente e-mails de vendas para o seu público pode ser um tiro no pé, pois ninguém gosta de receber apenas esse tipo de e-mail, seja criativa!

Esses são apenas alguns exemplos, existem outros!

Aproveite e assista esse vídeo abaixo:

Como perceber se estou tendo sucesso no marketing digital?

Você consegue perceber se suas ações de marketing digital estão no caminho certo, observando se os objetivos que você traçou estão sendo alcançados como, por exemplo, a realização de vendas.

Se a resposta for negativa é o momento de parar e redefinir novas estratégias.

O melhor de tudo é que você consegue controlar bem de perto, como está o alcance da sua estratégia de marketing digital por meio de ferramentas, ou seja, você consegue saber exatamente quantas pessoas visualizaram a sua oferta, diferente do marketing tradicional que não te permite isso.

Por exemplo, se você colocar um outdoor do seu produto ou serviço na rua não tem como saber quantas pessoas viram o seu anúncio. Já o marketing digital te permite acompanhar tudo, todos os números!

Os custos por anúncios no marketing digital (mídias sociais, blogs, links patrocinados, etc), são bem menores que os anúncios do marketing tradicional (televisão, outdoors, jornais, revistas, etc).

Desta forma, é importante gerar conteúdos de qualidade para o seu público alvo, para que mais pessoas tenham vontade de te seguir, percebendo você como referência no assunto.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mais da metade da população brasileira acessa a internet. E obviamente este número tende a aumentar.

Então, está esperando o que para começar a ter um negócio online ou trazer o seu negócio físico para a internet?!

A importância de um planejamento estratégico!

empreendedorismo-digital-planejamento-estrategico

É importante ter um planejamento estratégico?

Fazer um planejamento estratégico é o primeiro passo e o mais importante antes de começar no empreendedorismo digital.

Não adianta nada você montar um Blog, uma FanPage, um canal no Youtube… etc, sem um propósito definido!

Você precisa saber usar cada uma dessas ferramentas de marketing da maneira correta, para dessa forma gerar resultados.

É necessário entender como montar toda a sua estratégia de negócios online desde a escolha do produto (nicho de mercado),  público alvo (persona) e os caminhos que você vai seguir para “conquistar” esse seu público específico.

Para isso, indico fortemente que você baixe gratuitamente  a cartilha “O Quadro de Modelo de Negócios” disponibilizado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) .

É muito bacana, pois ela te mostrará passo a passo os caminhos que você precisará percorrer antes de abrir um negócio seja ele qual for.

Sou obrigada a baixar essa cartilha?

Mas Cida, se eu não quiser baixar esse documento não posso ter um negócio online? A resposta é sim, você pode. Porém, ter o seu empreendimento estruturado “no papel” te ajudará a seguir os passos corretos.

Muitas pessoas desistem do seu negócio, pois não fizeram um planejamento desde o início, e também os resultados não aparecem da noite para o dia é preciso paciência e persistência.

Outras pessoas também desistem, pois não estão conseguindo realizar vendas, e muitas vezes é pela falta de foco e planejamento estratégico. O lema é: estudar, planejar e executar!

Primeiro estude o seu negócio, depois planeje e finalmente execute!

Quando bater a vontade de desistir, lembre dos motivos que te fizeram começar, lembre dos sonhos que você deseja realizar e siga em frente!

  “Faça o melhor que puder.

Seja o melhor que puder.

O resultado virá na mesma proporção de seu esforço.”

                                                                           Mahatma Gandhi           

 

Conclusão

empreendedorismo-digital-conclusao

E então como foi até aqui? Deu para ter uma ideia de como funciona o início de um empreendimento digital?

Hoje mostrei a você alguns dos primeiros conceitos importantíssimos para iniciar seu projeto.

Nos próximos artigos continuarei mostrando os passos essenciais para colocar tudo em prática. Teremos muito conteúdo pela frente, pois é impossível escrever tudo em um único artigo rsrs.

Então, sugiro que você se inscreva no blog colocando seu e-mail no link abaixo para receber todos os artigos em primeira mão e não perder nenhum detalhe!

 Olá! Eu sou a Cida Teixeira Empreendedora Digital e aqui você vai encontrar dicas para trabalhar pela internet, ideias de negócio para montar em casa e motivação para você mulher!  

Cadastre seu e-mail gratuitamente e descubra como você pode começar agora mesmo a ter um plano B contra a crise trabalhando da sua casa pela internet!

100% livre de spam.

Qualquer dúvida ou sugestão, por favor, deixe nos comentários logo abaixo que terei o maior prazer em responder .

Um grande abraço!

Cida Teixeira.

 

 

 

Cida Teixeira

Sobre o autor | Website

Graduada em Gestão de Recursos Humanos e pós graduada em Psicologia Organizacional. Ficou desempregada aos trinta anos e descobriu no Empreendedorismo Digital uma oportunidade de ter seu próprio negócio online a partir de casa ficando longe da crise. Ela se reinventou!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!