Motive-se Cida Teixeira

Como ser uma empreendedora de sucesso: Conheça 6 características principais!

Mulher empreendedoraSe tornar uma empreendedora de sucesso é o desejo de toda mulher que empreende ou decide empreender.

E você sabia que 1/3 das mulheres que optam pelo empreendedorismo montam seus negócios em casa?!

Será que você é uma delas? Eu sou rsrs

E isso pode ser explicado pela questão cultural da nossa sociedade que vê a mulher como sendo sempre a responsável pelos cuidados domésticos.

Um estudo do Sebrae ( Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) feito em 2015 , aponta que as mulheres tem empreendido mais do que os homens, devido a crise econômica que atingiu o nosso país.

E você quer saber como se tornar uma empreendedora de sucesso? Então acompanhe a leitura desse artigo até o final!

Por que elas decidem empreender?

Os ramos mais procurados pelas mulheres que decidem empreender são: beleza, ramo alimentício, estabelecimentos de perfumaria e higiene pessoal, vendedoras e prestação de serviços em geral.

As razões pelas quais uma mulher decide empreender podem ser variadas, porém a maioria toma essa decisão para aumentar sua renda.

Veja alguns exemplos:

  • Começou a empreender porque algum familiar que mantinha as despesas da casa ficou desempregado ou doente;
  • Largou o emprego formal e começou a empreender para fazer aquilo que realmente gosta, trazendo realização e maior retorno financeiro;
  • Para poder ter mais tempo de qualidade para si mesma e para sua família;
  • Cansada de ser desvaloriza com salários baixos, decide empreender para conquistar enfim sua liberdade financeira.

E você se identificou com algum desses motivos? Ou até mesmo todos eles?!

Se você tem alguma ideia do que fazer, mas acredita que não terá retorno, dê uma olhada nesse artigo  com 20 negócios criados por mulheres, as ideias são incríveis e surpreendentes!

 

6 Características da empreendedora de sucesso

Características da empreendedora de sucesso

Para você se tornar chefe de si mesma pode parecer fácil, porém a realidade não é essa.

Quando abrir o próprio negócio você deve se informar, pesquisar, estudar e estar sempre atualizada das novidades do seu mercado, ou seja, dominar seu ramo de atuação.

Além do mais, você precisa aprender a separar o dinheiro do seu negócio e o dinheiro com gastos pessoais, anote tudo, faça planilhas.

Então, para ser tornar uma empreendedora de sucesso e ser protagonista da sua história, veja abaixo algumas características de uma empreendedora de sucesso:

  • Tomar iniciativa: Enxergar uma oportunidade de negócio e mover céus e terras para fazer dar certo, mesmo que todas as pessoas te digam que é loucura. Seja proativa, não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje!
  • Se planejar: Estabeleça metas para o seu negócio, anote todas elas e trace planos de ação para alcançá-las;
  • Ter perseverança: Dificuldades vão aparecer com certeza, porém quem tem sucesso são aquelas pessoas que não desistem no primeiro obstáculo isso é fato!
  • Ter autoconfiança: Se você não confiar em si mesma quem vai confiar?! Sem falar que quando a gente tem muita insegurança é difícil sair do lugar. Pense nisso e parta pra ação!
  • Ser comprometida: Sim em alguns momentos você terá que abrir mão de algumas coisas para se dedicar ao seu negócio, principalmente no início, mas saiba que quando os resultados vierem qualquer esforço valeu e valerá a pena!
  • Buscar informações: Esteja sempre atualizada das novidades do seu mercado, estude os seus concorrentes o que você poderia fazer de diferente que ninguém está fazendo? Importante também, estar sempre atualizada sobre as informações dos seu clientes.

Aqui abaixo também tem um vídeo falando sobre isso, aperte o play 🎥

Conclusão

Seja uma empreendedora de sucesso!

Procure empreender sempre baseada naquilo que você gosta e tem aptidão ou algum tipo de conhecimento, se não tiver estude sobre o assunto.

Antes de começar a empreender seja em que ramo for, faça pesquisas, veja se aquilo que você deseja fazer poderá realmente te trazer os objetivos que almeja.

Devemos sim empreendedor com amor, mas você precisará investir no seu negócio então, obviamente precisará fazer algo que realmente te dê retorno financeiro.

Gostou desse artigo? Compartilhe com suas amigas empreendedoras ou que desejam empreender também!

Me conte nos comentários em que você empreende ou deseja empreender?

Um abraço,

Cida

Cida Teixeira

Sobre o autor | Website

Graduada em Gestão de Recursos Humanos e pós graduada em Psicologia Organizacional. Ficou desempregada aos trinta anos e descobriu no Empreendedorismo Digital uma oportunidade de ter seu próprio negócio online a partir de casa ficando longe da crise. Ela se reinventou!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!