Trabalhar na Internet Cida Teixeira

Como montar um blog e ganhar dinheiro? 5 passos fundamentais!

Como montar um blog?

Como montar um blog?

Como montar um blog e ganhar dinheiro? Se você quer realmente ter sucesso com seu blog, seguir alguns passos são fundamentais!

Muitas pessoas querem montar um blog apenas como hobby, porém não imaginam que podem trabalhar nele de uma maneira profissional e ainda ganhar dinheiro!

Quando você deseja empreender no mercado digital, ter um blog é a parte mais importante sabe por quê?

Pois o blog será sempre seu, você poderá conduzi-lo da maneira que achar melhor,  fazer as postagens de acordo com as suas “regras”.

Já nas outras mídias, como facebook, youtube, instragam, você precisa tomar alguns cuidados para não ter a conta bloqueada ou cancelada!

Até mesmo correr o risco de uma dessas mídias acabar como aconteceu com o orkut…lembra?!

E para realmente ganhar dinheiro o ideal é que você já comece com um blog profissional!

Então, continue acompanhando a leitura para saber na prática como começar com o pé direito a construir um blog de sucesso!

Nesse artigo você saberá mais sobre:

  • Passo 1: O que é domínio?
  • Passo 2: Hospedagem
  • Passo 3: WordPress
  • Passo 4: O que é Template?
  • Passo 5: Instalação de Plugins!
  • Como montar um blog e ganhar dinheiro?

 

 

Como montar um blog- Passo 1: O que é domínio?

Domínio é o nome e endereço do seu site.

Ex: O meu domínio é Mulher aos Trinta (www.mulheraostrinta.com.br).

Faça uma lista de cinco a dez nomes de acordo com o nicho que você escolheu.

De preferência um nome fácil, até mesmo para facilitar quando alguém procurar pela sua marca e que tenha haver com a proposta do assunto que você irá abordar!

Procure evitar nomes com acentos!

Depois que você definir alguns possíveis nomes entre no site da Hostgator. Estou falando dela, pois no momento é a empresa que eu contratei os serviços, mas claro que você poderá pesquisar por outras!

A Hostgator é uma empresa provedora mundial de hospedagem e registro de sites e outros serviços relacionados a presença online.

Então, depois que você escolheu os possíveis nomes, acesse o site e procure o campo de “registre o seu domínio” conforme print abaixo:

Registrando um domínio!

Registrando um domínio!

Na seta do lado direito quando você  clicar, aparecerão as diversas extensões que você pode escolher, as mais usadas são : www.seudomínio.com.br ou www.seudomínio.com

Veja abaixo:

como-montar-um-blog-registro

Se o domínio que você escolher estiver disponível vai aparecer a seguinte mensagem, conforme print abaixo:

como-montar-um-blog-registrado

Aparecerá uma seta verde e o valor do registro ao lado. Geralmente o registro .com é mais caro que o .com.br!

A extensão .com.br quem faz o registro e cuida desses domínios é um órgão chamado REGISTRO.BR, porém existem diversas empresas como no caso da Hostgator que fazem essa intermediação dos registros com essa extensão.

Já no caso do .com não é feito pelo REGISTRO.BR, porém a Hostgator também consegue fazer essa intermediação.

Digamos que a diferença entre “.com.br e .com” seja pelo final da extensão “.com” ser mais curta e conhecida internacionalmente. E a extensão .br é um indicativo de localidade no caso Brasil.

E com relação aos valores um registro .com.br custa em torno de R$30,00 anuais e um registro .com R$40,00  anuais!

Você pode registrar seu domínio nas duas extensões, sem problema nenhum. Dessa maneira, as pessoas conseguirão te encontrar nos dois endereços.

Depois que você registrar deve aguardar até 48 horas para o seu domínio propagar, ou seja, até ele estar ativo para uso!

Como montar um blog- Passo 2: Hospedagem!

A hospedagem é o local onde você armazenará os arquivos do seu blog como imagens e artigos.

Com esse serviço, você consegue garantir que qualquer pessoa em qualquer lugar, acesse as páginas do seu blog. Digitando o seu domínio que já estará registrado e ativo conforme o passo 1 que eu expliquei no capítulo acima!

Ela funcionará como um “armário” onde guardará todas as informações do seu blog!

Existem diversos planos e valores de hospedagem. Você deverá fazer a contratação desse serviço de acordo com as suas necessidades.

Como montar um blog- Passo 3: WordPress!

Plataforma WordPress!

Plataforma WordPress!

“O WordPress é uma plataforma semântica de vanguarda para publicação pessoal, com foco na estética, nos Padrões Web e na usabilidade. Ao mesmo tempo é um software livre, gratuito e feito por você. Em outras palavras, o WordPress é o que você usa quando quer trabalhar e não lutar com seu software de publicação de conteúdo, sendo hoje a maior plataforma de Gerenciamento de Conteúdo do mundo, com quase 70% do mercado”. Fonte: WordPress Brasil.

Essa é a plataforma que você usará para criar o seu blog!

Salientando que existem duas formas de você criar seu blog no WordPress: WordPress.com e WordPress.org.

A primeira opção wordpress.com  é totalmente gratuita, porém com algumas limitações, como por exemplo a extensão que ficaria assim: www.mulheraostrinta.wordpress.com, além de você não conseguir alterar algumas coisas no blog.

Já na opção wordpress.org contratando um serviço de hospedagem e registrando um domínio você tem total liberdade para deixar seu blog do jeito que quiser!

Neste caso o meu ficou assim: www.mulheraostrinta.com.br

Percebeu a diferença?

Praticamente todos os blogueiros e empreendedores digitais usam o WordPress.Org pela facilidade e diversas opções que ele disponibiliza!

E se você quer um blog profissional e ganhar dinheiro com ele recomendo que você use Wordpress.Org!

Meu Blog está registrado como mulheraostrinta.com.br e hospedado pela empresa Hostgator.  O serviço de hospedagem que você contratar te explicará passo a passo como fazer essa instalação do WorDpress, é bem simples!

Como montar um blog- Passo 4: O que é Template?

Aqui entra a parte do visual do seu blog, digamos que é a “roupa” dele!

Para rentabilizar seu blog, você vai precisar de um Template especial.

Template é um layout que seja otimizado para você conseguir concretizar os objetivos do seu blog, seja de capturas de e-mail ou vendas).

O template do Mulher aos Trinta, é o Centive Avante . Com um visual super moderno e muito fácil de configurar!

Eu não entendo absolutamente nada de programação e consegui instalar e configurar ele sozinha. Somente com o passo a passo que é enviado por meio de vídeos pelo produtor!

Obs: Gravarei um vídeo mostrando meu blog por dentro. Aguarde 

Como montar um blog- Passo 5: Instalação de plugins!

Plugins servem para você ter mais comodidade e facilidades nos processos com o seu blog.

Cada um deles, existem para atender uma finalidade como por exemplo, um plugin que mostrará o link dos seus vídeos no youtube ; Configurar um post mudando a cor, colocar negrito, filtrar spams; Colocar ícones de redes sociais…etc.

Quando você fizer a instalação do Wodpress no seu blog, vai existir um campo chamado “plugins”  é nele que você deverá procurar e instalar aqueles plugins para cada finalidade que você desejar!

E no wordpress alguns já vem instalados automaticamente!

Como montar um blog e ganhar dinheiro?

Então, agora que você já montou tudo é hora de colocar a mão na massa. Obviamente, você deverá escrever pelo menos uns dez artigos do seu assunto, antes de querer monetizá-lo. É preciso gerar conteúdo!

As duas maneiras mais usadas para ganhar dinheiro com um blog é através da venda de espaços publicitários para anúncios no seu blog e a outra é oferecer algum produto como infoprodutos!

Em ambas as formas, você precisará atrair muitas visitas ao seu blog e para isso a necessidade de produzir conteúdos de extremo valor para o seu público alvo.

Ganhando com o Google Adsense:

Para anúncios publicitários, você pode criar uma conta no Google Adsense , fazer a configuração desses anúncios e depois colocar os códigos dos anúncios no seu blog.

Quando esse anúncio for clicado, quem estiver anunciando paga um determinado valor ao Google (no caso, o dono do” anúncio”, que não é você), e um percentual desse valor é repassado a você que é dono do blog!

Para isso a geração de tráfego é extremamente importante para o seu blog! Quanto mais visitas e cliques nos anúncios, mais você ganhará!

Esse tráfego poderá ser de forma orgânica ou paga. De forma orgânica é usar as palavras chave corretas que seu público esteja pesquisando na internet para que eles encontrem as respostas no seu blog.

Por exemplo, se seu nicho for de emagrecimento, escrever um artigo com a palavra chave: “Como emagrecer mais rápido”. 

Então, quando alguém digitar essa palavra chave “Como emagrecer mais rápido” no google, por exemplo, poderá encontrar seu blog, ler o artigo, ver um anúncio e clicar nele. Pronto, um percentual já é seu!

Ou seja, a geração de tráfego é muitíssimo importante como já explicado nesse outro artigo aqui do blog.

O dinheiro ficará em uma conta do Google e quando atingir um determinado valor é repassado para você!

Geralmente esses anúncios que aparecerão no seu blog, são voltados para os assuntos referentes ao seu nicho. Por exemplo, seu blog é sobre viagens, então aparecerão anúncios com essa finalidade!

Ganhando comissão com as vendas finalizadas:

Essa é outra maneira de rentabilizar seu blog.

Você pode se afiliar a algumas das diversas plataformas existentes no mercado como a Hotmart, Monetizze,  Lomadee, por exemplo, e procurar por produtos ou marcas que tenham haver com seu nicho.

Pode também, se afiliar a infoprodutos (produtos de informação) de terceiros ou até mesmo criar seu próprio infoproduto para divulgar no seu blog!

Depois que escolher o produto ou anúncio, você pegará o código dele gerado exclusivamente para você, e configurar no seu blog.

Cada vez que uma pessoa clicar nele e efetuar a compra, você ganhará uma comissão sobre cada venda realizada.

Vale ressaltar que aqui você receberá somente se a venda for finalizada, não pelo clique no anúncio!

Ganhando com venda direta de anúncios:

Nesse caso, quando seu blog já tiver bem conhecido, tiver muitas visitas, e você ter se tornado uma referência no seu nicho, você pode fechar parcerias.

Essa é uma das formas mais lucrativas de se faturar com um blog. É assim, que as blogueiras mais conhecidas estão faturando milhões rsrs.

Como funciona?

As empresas procuram por blogs “famosos”, que tenham haver  com a marca dos produtos que são comercializados por eles e te oferecem um valor para anunciar em seu blog.

Dessa forma, você poderá cobrar o valor que achar justo para ceder um espaço a marca que te procurou!

Que banaca né?!

Por isso, é legal quando seu blog já tiver com muitos acessos fazer um mídia kit para disponibilizar aos anunciantes que é uma espécie de “currículo” com todas as informações dele.

Conclusão

como-montar-um-blog

Assim, como em tudo que você fizer, para ter sucesso será necessário dedicação.

Pesquise os temas que você vai abordar, revise seu texto antes, cuide os erros de português e entregue conteúdo de valor e qualidade para o seu público.

Mantenha uma constância nas publicações, por exemplo duas vezes na semana.

Deixe ele bonito, atraente para que as pessoas queiram sempre voltar a visitar seu blog.

Com isso, o sucesso será questão de tempo, pode acreditar! Espero que essas dicas realmente te ajudem a conquistar um blog profissional e de sucesso!

Coloque a mão na massa e crie já seu blog e trabalhe com ele!

Para não perder nenhuma novidade cadastre seu e-mail no campo abaixo e também, deixe seu comentário para eu saber o que achou desse artigo?! Te espero 

Um abraço,

Cida.

 

 

 

 

 

 

 

Cida Teixeira

Sobre o autor | Website

Graduada em Gestão de Recursos Humanos e pós graduada em Psicologia Organizacional. Ficou desempregada aos trinta anos e descobriu no Empreendedorismo Digital uma oportunidade de ter seu próprio negócio online a partir de casa ficando longe da crise. Ela se reinventou!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

  1. Cida Teixeira disse:

    Boa noite Luis,

    Obrigada pelo seu comentário e pela dica, sucesso pra você!

    Abraços!

    Cida.

  2. Caroline Arreal Pereira disse:

    Muito esclarecedora a postagem, Cida Teixeira! Te agradeço!
    Parabéns e muito sucesso!

    • Cida Teixeira disse:

      Bom dia Carol, fico muito feliz que as dicas tenham te ajudado, seja sempre muito bem vinda! Abraços 😀